Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 19-03-2011, 13:28   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Exclamation Combustível "de marca" vs "marca branca"

Francisco Lemos do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, analisa e dá o seu parecer em relação a análises feitas a diversos combustíveis

Mais tarde, a partir de 1'37" fala um Engº da empresa que analisa todos os combustíveis à venda em Portugal. Segundo ele... são iguais!

Aos 4'00" fala um Engº que trabalhou 30 anos no sector e também diz algumas coisas interessantes.

O mesmo vídeo, mas alojado no Sapo: Vídeos SAPO

Atenção que eu limitei-me a publicar aqui este vídeo para termos uma base de discussão.
Não estou a dizer que os combustíveis são iguais ou não! Apenas quero levantar esta questão...

Já agora, acrescento testes feitos em UK, onde os combustíveis são realmente diferentes:

Gasolinas "de marca" vs "de supermercado":

Renault Clio:
Shell Optimax = 81cv
BP Ultimate = 81cv
"Supermercado" = 81cv

VW Golf GTI
Shell Optimax = 177cv
BP Ultimate = 174cv
"Supermercado" = 172cv

Subaru Impreza
Shell Optimax = 249cv
BP Ultimate =248cv
"Supermercado" = 235cv

Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 14-11-2013 às 09:49.
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 19-03-2011, 13:54   #2
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

A algumas perguntas, até eu respondo, e qualquer pessoa que conheça o parque da CLC, percebe isso.

http://www.clc.pt/

Este parque é abastecido directamente pelo oleoduto que vem da refinaria de Sines. Se virem um bocadinho a parte da história, facilmente se verifica que é um parque de armazenamento de combustíveis para distribuição, sendo que, e de acordo com dados da própria página, a Galp detém 65%, a BP 20%, e a Repsol 15%.

http://www.clc.pt/index.php?option=c...mid=27&lang=pt

Em suma, o combustível (per si) que aqui chega, e que daqui sai para as diferentes companhias, é exactamente igual, sem tirar nem pôr. A diferença, passa apenas pelos aditivos, que são injectados em linha (durante o abastecimento dos veículos cisterna), de marcas e em concentrações diferentes.

A questão fulcral, passa mesmo pela prova (ou ausência dela), de que os aditivos efectivamente contribuem para uma melhoria face ao combustível base, seja para conservação do motor, melhores consumos ou menores emissões.

Por outro lado, e embora estivesse bem ao corrente do que se falou ali, devo também chamar à atenção que os combustíveis testados são DE LONGE, os que menos aditivos levam.
A diferença entre o gasóleo base (vendido lá em Setúbal), e o gasóleo convencional nas restantes bombas da Galp, difere de 250ppm. Se estivermos a falar de gasolinas base e convencionais, reduz-se para 200ppm.

Como os testes neste artigo, se concentram na questão de analizar o combustível em si, é perfeitamente normal que sejam o mesmo, tanto mais, que os combustíveis vêm praticamente todos do mesmo sítio, seja de refinarias portuguesas ou espanholas.
Cerca de 20% do gasóleo e 10% da gasolina é importada, o resto, é produzido cá para consumo interno, e todas as marcas compram o mesmo produto (razão pela qual, também fazem revenda entre elas, naturalmente).

Apenas como nota, se estivermos a falar de combustíveis ditos "premium" a concentração ronda os 600ppm em gasolina e 1100 em gasóleo.

Quando pensarem em analisar a questão dos aditivos, isso sim, seria MUITO interessante, para confirmar essas diferenças que referi, assim como, das verdadeiras potencialidades dos aditivos que são adicionados.

Última edição por Chelsea; 19-03-2011 às 14:04.
Chelsea está desligado   Responder com citação
Antigo 19-03-2011, 14:40   #3
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Sem dúvida alguma.

Aliás, eu sempre defendi (enquanto trabalhava na Gamamos Automobilistas de Ligeiros e Pesados, razão pela qual estou mais ao menos ao corrente desta situação), que a principal diferença não estava no combustível, mas nos procedimentos internos de funcionamento dos postos de abastecimento.

Eu já entrei em várias bombas da Galp, e vejo em algumas bombas, umas etiquetas a dizer que a bomba não está a funcionar. Isto acontece, porque foi abastecida recentemente por veículo cisterna e tem de repousar no mínimo 12 a 24h. Porquê?

Porque o combustível que foi metido recentemente, faz mexer muita porcaria no interior dos depósitos, fazendo com que a água que entra para lá (porque entra em todos, sendo tolerável até um certo limite), ou as impurezas que sobrenadam o combustível, possam assentar no fundo.
Aí, como a aspiração acontece a uma certa altura mínima, garante-se que não vai água nem lixo para as mangueiras, e consequentemente para os depósitos dos carros.

Caso contrário, só vai provocar acumulação de lixo no depósito (ideal para quem goste de abusar e levar o carro até à reseva, mesmo a pedir para avariar a bomba), colmatação de filtros de combustível, e em casos piores, problemas sérios nos sistemas de injecção, que como penso todos sabermos, serem sistemas com reparação dispendiosa.

Assim, aproveito para perguntar a quem costume, talvez, abastecer mais em hipermercados e do género...quantas vezes já viram veículos cisterna a abastecer o posto, e as mangueiras em repouso forçado, para garantir que não abastecemos o carro com lixo?

Outro procedimento executado diariamente, é a medição do nível de água no depósito. Pois pode haver uma infiltração, particularmente de águas pluviais, e a pessoa estar a aspirar água em vez de combustível.

E como estes, existem mais.

Muita gente me perguntava se deveria abastecer Galp ou outros, e porquê, e eu sempre respondia, metam onde quiserem, desde que Galp, BP ou do género. Combustíveis premium não posso falar, mas eu, meto convencionais!

E porquê? Mesmo por causa desses procedimentos!
Mas, quem sabe, posso estar redondamente enganado, e hajam pessoas por aqui, que tenham visto bombas dos hiper paradas forçosamente após reabastecimentos, ou medições do teor de água nos depósitos.

Última edição por Chelsea; 19-03-2011 às 14:42.
Antigo 19-03-2011, 18:13   #4
Daniel@DR CAR
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Daniel@DR CAR
Padrão

Eu sempre coloquei (até caso em contrário) nos postos do Jumbo e Continente
Até à data, não me posso queixar... e não abasteço apenas 1 vez por mês como muitos dizem, mas sim pelo menos 1 vez por semana
Daniel@DR CAR está desligado   Responder com citação
Antigo 19-03-2011, 19:20   #5
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2011
Padrão

Óptimo trabalho Jornalístico...

È pena, o Sr. Eng. que trabalha a 30 anos no Mercado dos combustíveis, não dar a cara, e acima de tudo se tem provas da Cartelização, denuncia-las só assim se podia dar cabo destes Mafiosos, Capitalistas....

Quanto aos ditos combustíveis de Marca branca, já fiz a experiência e não correu bem... Tenho também um monovolume que serve unicamente, para um percurso de 120 Km´s por dia (levar/buscar, as crianças ao colégio), 120Km`s certinhos, 5 dias por semana que são percorridos sempre nas mesmas estradas e as mesmas horas condicionadas sempre pelo mesmo transito 80km´s auto estrada 40Km´s estrada nacional, 600Kms por semana... já fez tanta vez o mesmo percurso monótono que o carro já me leva ao destino, de olhos fechados...

Contudo a minha única experiência, com estes combustíveis, originou uma ida as bombas mais sedo a uma Quinta feira com unicamente 500 Km´s percorridos...

O BARATO SAI ME 100KM´S MAIS CARO... Não obrigado....
B.Vinhas está desligado   Responder com citação
Antigo 20-03-2011, 00:29   #6
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Daniel@DR CAR Ver Post
Eu sempre coloquei (até caso em contrário) nos postos do Jumbo e Continente
Até à data, não me posso queixar... e não abasteço apenas 1 vez por mês como muitos dizem, mas sim pelo menos 1 vez por semana
Então o Daniel é uma boa pessoa para colocar a questão, se lá vais pelo menos uma vez por semana, quantas vezes viste uma bomba parada, pelo facto de ter sido reabastecida?
Antigo 20-03-2011, 01:02   #7
Daniel@DR CAR
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
Então o Daniel é uma boa pessoa para colocar a questão, se lá vais pelo menos uma vez por semana, quantas vezes viste uma bomba parada, pelo facto de ter sido reabastecida?
Nenhuma

Eles fazem isso durante a madrugada, penso eu... pois as bombas têm sempre carros em filas de espera, se houvesse reabastecimentos diurnos seria mais complicado..
Ou então sou eu que tenho o azar de nunca os ver... mas porquê esta pergunta?
Antigo 20-03-2011, 01:18   #8
luis li
Designer Aspirante

Padrão

oh daniel,entao tas me a falhar....entao nao leste o comment do chelsea?
quando vai o camiao cisterna abastecer o posto esta depois tem que repousar umas horas...
luis li está desligado   Responder com citação
Antigo 20-03-2011, 01:40   #9
Daniel@DR CAR
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por luis li Ver Post
oh daniel,entao tas me a falhar....entao nao leste o comment do chelsea?
quando vai o camiao cisterna abastecer o posto esta depois tem que repousar umas horas...
Falhar, eu???
Nada disso.. estava com sono e não tinha visto

Mas então, tem lógica... nos postos jumbo e continente, por norma, de noite, não tem todas as mangueiras disponíveis para self-service, porque eles reabastecem de madrugada e só os metem funcionais novamente de manhã.. deve de ser para as tais horas de repouso, né?
Antigo 20-03-2011, 09:47   #10
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

O repouso dura na Galp no mínimo 12h, e conforme o volume reabastecido, pode chegar a 24h, portanto, mesmo que abastecessem de madrugada, não dá tempo suficiente para garantir que tudo quanto é impureza e água, repouse no fundo do depósito.

Eu, infelizmente, já vi 2 áreas de serviço de hipermercados, serem abastecidas com veículos cisterna, porque com o movimento que aquilo tem em certas alturas, desaparece tudo num instante, e fiz questão de esperar para ver o que faziam após o reabastecimento...
Antigo 20-03-2011, 10:51   #11
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Qual repouso qual quê, nunca vi tal coisa.... em 20 anos de abastecimentos automóvel e em motos, o máximo que vi por questões de segurança foi duas ilhas de abastecimento encerarem momentaneamente com pinos sinalizadores por questões de segurança, pois estas estavam demasiadamente perto dos bocais das cisternas, onde o camião as enchia... e foi me dito meia hora.... é sempre aviar cartucho.....

Por lógica se este sistema de pousio de combustível, fosse aplicado todos os postos de abastecimento teriam que ter depósitos a dobrar certo???

afim de dar descaso as ditas impurezas e restos de agua, enquanto se usava os de reserva???????? Certo?????? e que na maioria dos casos teriam que ter 10 deposito enterrados claro se por ventura tiver gasoleo agriculta era mais2??????? Nã me parece...

Se tudo isto fosse verdade e se fosse aplicada a lógica da coisa, teríamos grande parte dos postos de Abastecimento Abertos dia sim dia não??????? É tudo muito bonito, mas o que conta é o dinheiro.... não para, sempre a facturar.... e se por ventura der raia com o teu veiculo, o problema é teu.... manda para a oficina ou então gasta dinheiro e aplica um aditivo de limpeza de injectores..... que claro estes Sr. Também vendem.... á parte.... DINHEIRO DINHEIRO DINHEIRO
Antigo 20-03-2011, 12:01   #12
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Pois, e eu em MUITOS menos anos do que isso de abastecimentos, já vi VÁRIAS bombas da Galp paradas, após reabastecimentos!

Mas como disse, eu (já) não trabalho na Galp, nem quero que pensem que ando aqui a puxar-lhes a brasa (mas diga-se de passagem, que os demónios dos preços, caem muito mais sobre eles, embora o estado seja o verdadeiro culpado).

Agora, conheço bem os procedimentos nas bombas da Galp, e noutras gasolineiras, e desconheço por completo a sua existência em bombas de hipermercados.
Antigo 20-03-2011, 12:10   #13
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Daniel@DR CAR Ver Post
Falhar, eu???
Nada disso.. estava com sono e não tinha visto

Mas então, tem lógica... nos postos jumbo e continente, por norma, de noite, não tem todas as mangueiras disponíveis para self-service, porque eles reabastecem de madrugada e só os metem funcionais novamente de manhã.. deve de ser para as tais horas de repouso, né?
Segundo já me apercebi á noite e por questões de segurança visto só ter um operador de caixa, eles colocam algumas ilhas enceradas... geralmente as que estão junto aos acessos de saída dos postos, ou então os postos que tem cancelas, só fica operacional as ilhas de frente para as cancelas encerando quase sempre as laterais.... penso que não seja para o dito repouso mas sim por questões de furtos....
Este é o meu ponto de vista daquilo que interpreto....

O dito pousio nunca tinha ouvido falar sempre me foi explicado que por questões relacionadas com pressão dos depósitos de cisternas ou seja gases estes enquanto são atestados não podem ser utilizados....

Também já fiz um teste com uma garrafa de 1,5 litros de agua, enchia com gasolina e o resultado foi uma queixa para a ASAE... pois paguei 1,7 de combustível...

À tanta gente a ser enganada por este pais fora que a malta nem se apercebe...

Pois é e eles são fiscalizados regularmente, só que o problema, é que as fiscalizações certamente são agendadas.... com dias e horas.... á pois é...
Antigo 20-03-2011, 12:20   #14
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Eles ou encerram essas ilhas mais afastadas, ou então, fazem o mesmo que todos agora, ou seja, metem tudo à noite em pré-pagamento, para certificarem-se que ninguém abastece sem pagar primeiro.

O repouso das ilhas, vê-se claramente porque eles metem uns cartões na própria pistola, a dizer que não se pode abastecer ali aquele combustível em particular. Sendo que todos os outros, ficam disponíveis, a não ser que por coincidência, tenha sido feito um reabastecimento de gasolinas e gasóleos naquele depósito em particular (coisa que a acontecer, deve ser rara).

Contudo, o repouso nada tem a ver com pressões (pois está tudo armazenado à pressão atmosférica), nem com gases, que fazem parte do combustível (tem sempre parte líquida e gasosa).

Aquele buraquinho pequeno que a pistola de combustível tem, serve para "duas" diferentes funções. Uma, que é receber os gases do depósito do carro, que são recirculados para um sistema na própria bomba, aproveitando-os e evitando que escapem na totalidade para a atmosfera.

Quando esse furo deixa de receber gases e fica em contacto com combustível líquido, serve de sensor para avisar que o depósito do carro está a ficar cheio. Quando a pistola não dispara e o depósito sobreenche, derramando combustível, é porque provavelmente, a pistola está avariada.

Essa questão da garrafa, é bem verdade que há aí muitas bombas que não têm os caudalímetros/contadores aferidos, e isso dá uma multa grande pa caraças...e acredito perfeitamente que haja muita gente, que mexa neles para ganhar mais uns cobres, porque o negócio dos combustíveis é negócio de milhões de litros, com margens baixíssimas para os revendedores.
Antigo 20-03-2011, 12:35   #15
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
Pois, e eu em MUITOS menos anos do que isso de abastecimentos, já vi VÁRIAS bombas da Galp paradas, após reabastecimentos!

Mas como disse, eu (já) não trabalho na Galp, nem quero que pensem que ando aqui a puxar-lhes a brasa (mas diga-se de passagem, que os demónios dos preços, caem muito mais sobre eles, embora o estado seja o verdadeiro culpado).

Agora, conheço bem os procedimentos nas bombas da Galp, e noutras gasolineiras, e desconheço por completo a sua existência em bombas de hipermercados.

Caro Amigo a GALP LUCROU 306 MILHÕES DE EUROS em 2010
Teve um aumento face a 2009 de 43%

A GALP é só a Maior Empresa exportadora com uma facturação para o exterior de

1,9 MIL MILHOES de Euros

Os únicos demónios vivem dentro da minha cabeça Amigo, que tenho que gerir um orçamento mensal que de dia para dia se torna mais reduzido...........

Fortes cumprimentos...
Antigo 20-03-2011, 12:47   #16
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Amigo Chelsea, os mais sinceros agradecimentos pela explicação dada, vou estar mais atento ao dito pousio....

3 horas depois::::::::::::::::::::::

Amigo após um belo cozido a portuguesa, foi beber um café a uma esplanada e comentei com a minha mulher o nosso tema de conversa de à pouco, decidi tirar a prova dos nove e dirigi-me aos três postos de combustíveis aqui prós lados de Massamá/Queluz. Num raio de 3km´s....BP, REPSOL e GALP, questionei os funcionários sobre o famoso tema do pousio dos combustíveis.... Qual foi o meu espanto quando dei por mim a duvidar se estávamos a falar a mesma língua... pois estes nunca tinham ouvido falar de tal coisa.... não contente com a resposta questionei novamente sobre o tema dos ditos papeis nas pistolas da mangueira, quando prontamente me disseram... “A isso é quando acaba o combustível, ou á problemas com a mangueira”, bem como não costumo demorar mais de 10 minutos numa area de serviço, é natural que nunca tenha visto tal coisa, ao longo destes anos, não querendo por em causa tal Pousio, porque faz todo o sentido que este exista, a pergunta impõe-se qual é o posto de abastecimento onde trabalhas-te que fazem este tipo de procedimentos se for em Lisboa vou lá de certeza..... até porque só ponho combustível da GALP nas minhas viaturas.... 16 Cêntimos de desconto ou 10.....

Última edição por B.Vinhas; 20-03-2011 às 15:28.
Antigo 20-03-2011, 15:51   #17
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por B.Vinhas Ver Post
Caro Amigo a GALP LUCROU 306 MILHÕES DE EUROS em 2010
Teve um aumento face a 2009 de 43%

A GALP é só a Maior Empresa exportadora com uma facturação para o exterior de

1,9 MIL MILHOES de Euros

Os únicos demónios vivem dentro da minha cabeça Amigo, que tenho que gerir um orçamento mensal que de dia para dia se torna mais reduzido...........

Fortes cumprimentos...

A Galp é uma empresa, sem dúvida alguma, com óptimas margens de lucro. Aliás, não trabalhassem eles na área que trabalham, sem qualquer empresa Portuguesa concorrente.
Há é que lembrar, que combustíveis não é o único negócio deles, pois existe ainda Lubrificantes, GPL, Gás Natural, Exploração e Produção de Petróleo, entre alguns outros, mas é claro que os combustíveis pesam bastante.

Mas já viste, a fatiazorra de dinheiro que vai para o estado à custa de impostos? 50 a 60% do valor final PVP?

Se fizeres as contas, mesmo que seja a 0,75€/litro para facilitar, de cada vez que abasteces 50L, 37.5€ vão para o Sócrates.
Só que abasteças 2x por mês, são 75€...e por ano, são no mínimo 900€.
Se cerca de 4.000.000 de pessoas andarem de carro, estamos a falar de 3600 milhões de euros.
Mas infelizmente, nem toda a gente anda de carro, muitos andam de veículos pesados, e quando abastecem, são às centenas de litros de cada vez...500L, 600L, 700L.

Se em vez de 4.000.000 com ligeiros, forem 3.000.000 com ligeiros e 1.000.000 com pesados, falamos de cerca de 9 milhões de euros.

E todas estas contas, considerando que uma pessoa com carros ligeiros, 2 depósitos, não faz mais de 1500 a 2000 km por mês, o que não é verdade para muita gente.

Enfim, até assusta pensar nisso, e assim vê-se muito bem, quem lucra verdadeiramente com isto. Porquê?
Porque a Galp só ganha no que não vai para o estado, ou seja, recebe 60 a 70 e poucos cêntimos com a venda do litro de combustível, mas é a Galp que o transporta para as bombas, é a Galp que compra o petróleo e é a Galp que o refina.

Portanto, se fores a retirar aos 70 cêntimos, todos esses custos, verás que o lucro por litro é "baixinho" (falo claro, apenas por comparação).

O estado faz o quê? Arrecada o dinheiro, para os bolsos de alguns, enquanto continua a ir ao teu bolso, com todas as outras catrefadas de impostos, reduzindo cada vez mais os gastos que são dedutíveis em IRS. Um espectáculo!

Portanto, a Galp tem um lucro TOTAL de 306 milhões de euros. E o lucro do estado, é de quanto?

Citação:
Publicado originalmente por B.Vinhas Ver Post
Amigo Chelsea, os mais sinceros agradecimentos pela explicação dada, vou estar mais atento ao dito pousio....

3 horas depois::::::::::::::::::::::

Amigo após um belo cozido a portuguesa, foi beber um café a uma esplanada e comentei com a minha mulher o nosso tema de conversa de à pouco, decidi tirar a prova dos nove e dirigi-me aos três postos de combustíveis aqui prós lados de Massamá/Queluz. Num raio de 3km´s....BP, REPSOL e GALP, questionei os funcionários sobre o famoso tema do pousio dos combustíveis.... Qual foi o meu espanto quando dei por mim a duvidar se estávamos a falar a mesma língua... pois estes nunca tinham ouvido falar de tal coisa.... não contente com a resposta questionei novamente sobre o tema dos ditos papeis nas pistolas da mangueira, quando prontamente me disseram... “A isso é quando acaba o combustível, ou á problemas com a mangueira”, bem como não costumo demorar mais de 10 minutos numa area de serviço, é natural que nunca tenha visto tal coisa, ao longo destes anos, não querendo por em causa tal Pousio, porque faz todo o sentido que este exista, a pergunta impõe-se qual é o posto de abastecimento onde trabalhas-te que fazem este tipo de procedimentos se for em Lisboa vou lá de certeza..... até porque só ponho combustível da GALP nas minhas viaturas.... 16 Cêntimos de desconto ou 10.....
Um cozido à portuguesa é sempre uma refeição óptima para acompanhar um Domingo de Primavera solarengo como o de hoje.

Agradeço essa partilha de informação, e são este tipo de atitudes que ajudam às vezes a saber mais e melhor.
Eu não trabalhei em área de serviço, pois embora tenha trabalhado na Galp primeiro na área de combustíveis, e mais tarde de lubrificantes, fi-lo nas Torres de Lisboa.

No entanto, estivemos uma semana a "estagiar", para contactar um pouco com a realidade dos postos de abastecimento, e eu estive atribuído à área de serviço da Av. Padre Cruz (no final da calçada de Carriche, já a chegar ao estádio do Sporting, do lado direito da estrada).

Aproveito ainda para fazer uma distinção entre postos. Há postos da Galp, e é a Galp que os gere (COCO - Company Owned, Company Operated), e são nesses que os procedimentos que referi são feitos.
A principal maneira para saber distinguir destes postos para os restantes, é que costumam ter uma loja Tangerina, ou M24 a ser convertida.

Os restantes postos, embora tenham o logótipo da Galp, podem ser pertença da Galp, mas geridos por terceiros (CODO - Company Owned, Dealer Operated), ou até serem pertença desses terceiros (DODO - Dealer Owned, Dealer Operated).

Nessa área de serviço onde estagiei durante uma semana, posso-te garantir que esses procedimentos que te falei, são feitos. Tanto o repouso de combustíveis após abastecimento, e a medição de água nos depósitos.
E embora tenha conhecimento que assim devesse ser nos restantes COCO's, não consigo falar dos restantes com certeza porque não estive lá a trabalhar.

Ainda assim, é um dado muito importante esse que mencionaste, pois se realmente não cumprem as mesmas especificações existentes que os postos da Galp em formato COCO (supostamente) cumprem, os restantes postos da Galp (CODO's ou DODO's) acabam por se tornar idênticos a todos os outros, sejam ou não de hipermercados!

Tendo isto em conta, aproveito para perguntar...os postos onde foste, eram aqueles postos "de esquina", ou eram postos Galp ou BP "oficiais", com aquelas lojas de conveniência da própria marca que referi?

Essa iniciativa foi de valor, pois permitiste-me aprender mais umas coisas, e ter conhecimento que tinha uma ideia errada de que esses procedimentos eram forçosamente cumpridos por TODOS os postos galp (tipo regra obrigatória, para poder ter lá o símbolo).

Muito obrigado!

Última edição por Chelsea; 20-03-2011 às 16:12.
Antigo 20-03-2011, 17:24   #18
B.Vinhas
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Caro Amigo se alguém tem que fazer uma vénia..... essa pessoa sou eu.....

Sem duvida alguma, a diferença está aqui, os postos de Combustíveis onde me dirigi são exploração de privados, cujo os proprietários sei quem são, excepto a REPSOL do Monte Abraão que tenho as minhas duvidas se é de um privado ou não....

A GALP sempre foi e é sem duvida alguma a minha marca de eleição, não só pela ligação com o Grupo do Belmiro de Azevedo e também com a PT, “que nos dá muito jeito” mas porque estou habituado ao longo dos últimos Anos a usar produtos ditos Nacionais, em que a qualidade, é indiscutível ...

Há que realçar um ponto importante para a minha escolha.... é que se não fosse a facturação destes milhões, certamente a nossa carga fiscal era bem maior, visto que o estado absorve grande parte destes Lucros....

É notório que se nota bem a diferença de uma GALP dita de Auto estrada, “ A5 ou mesmo no Eixo Norte Sul” para estas GALP´S “BAIRRO”, não só na apresentação do posto, mas também em pequenos pormenores como a higiene.... ... Então mas que raio......... não devia haver o mesmo padrão de qualidade que existe nas auto-estradas em relação aos combustíveis?????

=============================================

Amigo a conclusão que podemos chegar, é que os COMBUSTIVEIS são como o vinho do Porto quanto mais tempo repousarem melhores são.....:

Forte Abraço... e bom fim de semana... vou com a criançada ao Parque....

Última edição por B.Vinhas; 20-03-2011 às 17:38.
Antigo 21-03-2011, 00:29   #19
lude
Moderador

Padrão

Antes de mais, gostaria de agradecer o contributo de excelente qualidade do Chelsea (como aliás é habitual).

Quanto ao B.Vinhas, está a fazer uma boa investigação, de forma a podermos chegar "ao fundo" desta questão do repouso.
"dirigi-me aos três postos de combustíveis aqui prós lados de Massamá/Queluz. Num raio de 3km´s....BP, REPSOL e GALP, questionei os funcionários sobre o famoso tema do pousio dos combustíveis.... pois estes nunca tinham ouvido falar de tal coisa.... "
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 21-03-2011 às 00:37.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 21-03-2011, 00:38   #20
lude
Moderador

Padrão

Gostaria de publicar mais dados, de forma a não parar aqui a discussão dos combustíveis.

O que acham do "ranking"? A gasolina de supermercado do E.Leclerc ficou em 3º lugar, à frente da BP; Shell, Total, Esso.
Curiosamente a "Cora", também de supermercado, ficou em 2º lugar...
lude está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar