Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 1 ( E8X, F2X )

Notícias

Série 1 ( E8X, F2X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 1

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 14-09-2017, 14:40   #1
Robb
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão BMW 118d Problema

Boas Pessoal,
Acho que estou com problemas no FAP do meu série 1 mas não sei o que fazer.
À cerca de três meses atrás fiquei sem bateria no carro o que me obrigou a ir à oficina mais cedo do que o planeado.
O carro foi para lá de manhã e no mesmo dia à noite fui buscá-lo.
O mecânico falou comigo e disse-me que tinha velas queimadas, o filtro de combustível entupido e o FAP a ficar cheio e não sei se referiu algo em relação ao sensor do FAP.
A situação das velas não liguei muito porque era pleno verão portanto podia esperar até à revisão, ao FAP não liguei também porque o carro ainda não tinha dado nenhum aviso, mandei apenas substituir o filtro de combustível. Realmente estava a precisar.
Agora passados estes três meses o carro começou a ficar estranho. Ao relantim a quente tem um ligeiro tremer, o motor parece que está em esforço e o turbo já fez uma espécie de arranhar. Ocasionalmente, no para arranca e não só, começa a andar aos soluços. Penso que estes sintomas estão todos ligados ao facto de o FAP estar a ficar cheio.
O que estou a estranhar é o facto de o carro não estar a dar nenhum aviso e estar neste estado.
Agora a minha dúvida é, devo ir para a AE e fazer uns 50 km em 4ª ou 5ª às 3000 rpm para ver se resolve o problema, ir ao mecânico para mandar lavar ou trocar o FAP ou anular o mesmo?
O carro é de 2007, tem 136k km feitos maioritariamente em cidade e o motor é o N47.
Acho que a melhor solução é mesmo anular o filtro só que depois não passo na inspeção "normalmente" certo? E fico com o carro a fazer fumo e a produzir gases muito fortes certo?
Estou com vontade de ir à AE mas tenho receio por causa do turbo, se calhar ainda parte e lá vai o motor à vida...
O que acham que devo fazer?
Robb está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 14-09-2017, 15:33   #2
josepedrof
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Mar 2016
Padrão

Bem, pode ser o carro a precisar de "limpar o escape", como referiste que andas maioritariamente em cidade, não chega a regenerar o FAP.

Mas isso do soluçar também podem ser os injetores, anda atento a isso.

Eu tive uma bela surpresa de repente a cerca de 2 meses, 2 injetores foram a vida e teve também que levar bomba injetora nova. Um tombo sem contar que nem foi bom..

Liga o carro à maquina e vê se acusa algum erro.
Antigo 14-09-2017, 18:26   #3
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Normalmente, quando vou para o trabalho, faço um percurso em que não posso passar dos 80 km/h e como tal levo em 4ª e vai acelerado mas a distância também não é muito grande portanto também não deve limpar muito.
Injetores não acredito que seja. Cá em casa já existiram carros com problemas nos mesmos e os sintomas não eram iguais. O problema só pode estar mesmo no FAP. O carro está a puxar e a andar bem. Os soluços só aconteceram em trânsito ou em velocidades lentas. Também noto que ele está mais fraquinho na embraiagem, o motor não está com aquela pedalada. Se o FAP estiver entupido como estou a pensar que está, imagino a pressão que está a causar no sistema.
Devo ir à AE para ver se resolvo a situação ou é melhor ir diretamente ao mecânico? Só ainda não fui porque tenho receio que o turbo parta, dado que já o ouvi a arranhar.
Sem o FAP chumbo na inspeção certo?!

Última edição por Robb; 14-09-2017 às 18:29.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 15-09-2017, 09:59   #4
josepedrof
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Certo amigo.

Pois o ideal era ires esticar um bocadinho por ele, mas se estas com receio por causa do turbo... olha dirige-te logo ao mecânico e faz o diagnostico ao carro.

Sim, chumba. Pelo menos se forem lá e olharem, e não o virem..
Antigo 16-09-2017, 12:21   #5
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Obrigado pela sua ajuda colega!
Vou falar com o mecânico para ver o que ele acha.
Mais alguém tem alguma opinião?
Antigo 25-09-2017, 20:40   #6
roxa
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2016
Padrão

estou com o mesmo problema que tu.. o carro tambem soluça e aprece estar mais preso... mas a mim já acendeu a luz de filtro de particulas...o carro contia a andar mas não esta a mesma coisa
roxa está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2017, 23:33   #7
Josematos36
Lavador

Registado em: Sep 2017
Padrão

Já agora uma pergunta sobre o FAP eu também tenho um 118 D de 2007 com o motor N47, mas o meu tem 106,000 km, eu sei que o entupimento do FAP depende muito do tipo de percurso que a pessoa faz, mas ou mais menos com quantos kms vocês tiveram problemas??
E já agora uma outra pergunta, noto que o meu carro em piso irregular sente os buracos todos, ou seja, em termos de suspensão estou espantado com a falta de suavidade do carro, pois antes deste tinha um 316i de 99 e não fazia tantos barulhos em piso degradado…vocês sentem a mesma coisa???
Josematos36 está desligado   Responder com citação
Antigo 26-09-2017, 00:49   #8
roxa
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2016
Padrão

o meu vai 212.000km...e a FAP acendeu a pouco.. 1000km pa aí...
e a mudança de corrente fiz aos 198.000km..mas começou a notar-se o barulho aos 192.000 mil..
sim, o carro é extremamente duro..por vezes até fico a pensar se tenho alguma coisa no carro estragada, tipo um amortecedor ou assim..a suspensão é muito dura.. por outro lado é seguro.. a curvar em condução desportiva, responde muito bem...
roxa está desligado   Responder com citação
Antigo 26-09-2017, 15:58   #9
Josematos36
Lavador

Padrão

Obrigado pelo feedback

Realmente fiquei muito mal impressionado com a dureza da suspensão, não estava à espera, depois de ter um 316i nota-se logo a diferença....

Quanto à corrente e ao filtro, vamos lá ver se o meu também aguenta esses kms sem problemas...

Outra coisa que não gostei foi os bancos pouco confortáveis, o meu não tem bancos desportivos, não sei se os desportivos são melhores, mas os normais são uma porcaria...

Ab
Antigo 27-09-2017, 17:50   #10
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Boas Colega,
A distribuição no meu caso foi trocada aos 100k km e segundo o meu mecânico essa é a quilometragem limite segura. Se a sua condução não é "modo económica " e deves em quando faz AE na deverá ter tão cedo problemas com o filtro.
Quanto à dureza, não é por nada mas quem compra um BMW já sabe o que espera, especialmente o série 1. Para aturar esse problema pode sempre substituir os pneus run flat, caso tenha, por normais!
Antigo 27-09-2017, 23:58   #11
Josematos36
Lavador

Padrão

Obrigado Robb

Realmente a dureza da suspensão deixou-me espantado, pois o 316 i que tinha antes era mais suave....Outra coisa que não gostei nada foram os bancos pouco confortáveis e com má ergonomia...

Quanto à corrente tem obrigação de fazer mais que 100,000 km...

Ab

José Matos
Antigo 02-10-2017, 14:51   #12
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Boas pessoal,
Problema resolvido!
Entretanto o carro começou a vibrar bastante ao relantim, parecia mesmo que se estava a partir todo!
Marquei a ida ao mecânico e o problema estava no bimassa. O mesmo descentrou e literalmente ficou solto. Isto provocava a enorme vibração e os arranhares que pareciam vir do turbo. Foi também substituído um sensor do FAP, colocado um líquido de limpeza e feita uma regeneração forçada. Apesar de isto ter sido feito o mecânico disse me que o mesmo ainda na estava totalmente entupido e que isto foi uma espécie de manutenção preventiva para ver se aguenta mais uns quilómetros. Mandei testar também os injetores e estão impecáveis.
Em relação ao anular a FAP, falei com o mecânico e ele disse que o carro passava na inspeção apenas tinha de anular o FAP na ECU do carro e retirar o miolo do mesmo.
Antigo 02-10-2017, 16:50   #13
josepedrof
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Pois é mesmo cronico...
Eu com jante 18'', 225/40 + 245/35, pneus normais, sinto a estrada toda..

Quanto aos bancos, também é verdade. Infelizmente não tenho os do packM, que tem os apoio do lado e assento bem mais salientes, onde ficamos bem melhor encaixados.

A curvar, ando a dançar de um lado po outro lol deve ser das coisas que mais odeio no meu carro, os bancos...

Cumps

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar