Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 01-10-2020, 20:28   #1
Robb
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão Prestações e conforto - jante 16 vs jante 17

Olá a todos!

Ultimamente tenho me interrogado bastante sobre a diferença de prestações e conforto de um carro com jante 16 em comparação com um com jante 17.

O meu F20 veio de origem equipado com a medida de pneus 205/55/r16 e com as jantes style 377 que pronto... já gostei menos delas. Ando a pensar em colocar as style 379 que diga-se de passagem, enquadram-se muito bem nesta carroçaria, com a medida de pneus 205/45/r17.

O que me preocupa não é tanto o conforto mas sim as prestações do carro (é um 114d). Já me disseram que vai ficar molengão. Eu acho estranho uma vez que apesar de existir um aumento na dimensão das jantes, a área de atrito vai se manter a mesma. É certo que o carro não é um poço de potência mas para a utilização que tem chega bastante bem.

Cá em casa não tenho nenhum carro com jante 17 que dê para experimentar no F20. Posto isto, qual a vossa opinião: troco para umas jantes 16 mais apelativas de forma a manter as boas prestações ou colo as jantes 17 dado que não existirá nenhuma alteração significativa?
Robb está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 01-10-2020, 20:46   #2
jmcdpereira
Designer

Registado em: May 2010
Padrão

Penso que a maior diferença será no preço dos pneus. Com tendência a seu mais lento no arranque. Mas tb não deve ser grande diferença.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 02-10-2020, 12:28   #3
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post
Penso que a maior diferença será no preço dos pneus. Com tendência a seu mais lento no arranque. Mas tb não deve ser grande diferença.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
Obrigado Obrigado pela reposta!

É verdade. Os pneus vão ser mais caros mas como não faço muitos quilómetros por ano, não faz "moça".

Sim, é possível que fique mais lento no arranque mas mesmo assim dúvido. A área de contacto é a mesma.

Como é que posso saber o peso das jantes?

Pessoal com jantes 17 em 114d e 116d, o que acham dos carros?
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 02-10-2020, 23:47   #4
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post

Sim, é possível que fique mais lento no arranque mas mesmo assim dúvido. A área de contacto é a mesma.
Robb, o que faz um carro ficar mais lento quando muda de jantes para uma dimensão de maior diâmetro não tem só a ver com a área de contacto, que pode até ficar a mesma (como no caso que propões);

O maior causador é o aumento de peso do conjunto da roda.

E dizendo isto, muitos pensam logo que 1 ou 2 kg a mais em cada roda não são nada - afinal, são apenas 4 ou 8 kg no total, e até se leva outra pessoa no carro e nem se nota, certo? Errado.

O problema é o aumento de massa em rotação - o motor vai ter o mesmo binário a rodar uma massa maior, e é daí que vem a diminuição de performance e aumento de consumos dos carros, ao fazer essa alteração.

Dito isto, só testando... Porque uma medida acima até pode nem se notar.

Mas duas ou mais, muitas vezes com aumento de largura de piso, em carros pouco potentes, faz mossa.

Lembro-me perfeitamente de quando andava nos fóruns Peugeot, ler sobre os 1.4 hdi de 70 CV, que passavam de 175R14 para 205R17 (salvo erro), e passavam de carro lento a arrastadeira
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 03-10-2020, 10:54   #5
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
Robb, o que faz um carro ficar mais lento quando muda de jantes para uma dimensão de maior diâmetro não tem só a ver com a área de contacto, que pode até ficar a mesma (como no caso que propões);

O maior causador é o aumento de peso do conjunto da roda.

E dizendo isto, muitos pensam logo que 1 ou 2 kg a mais em cada roda não são nada - afinal, são apenas 4 ou 8 kg no total, e até se leva outra pessoa no carro e nem se nota, certo? Errado.

O problema é o aumento de massa em rotação - o motor vai ter o mesmo binário a rodar uma massa maior, e é daí que vem a diminuição de performance e aumento de consumos dos carros, ao fazer essa alteração.

Dito isto, só testando... Porque uma medida acima até pode nem se notar.

Mas duas ou mais, muitas vezes com aumento de largura de piso, em carros pouco potentes, faz mossa.

Lembro-me perfeitamente de quando andava nos fóruns Peugeot, ler sobre os 1.4 hdi de 70 CV, que passavam de 175R14 para 205R17 (salvo erro), e passavam de carro lento a arrastadeira
Obrigado pela explicação Tonirai!

Já percebi que está tudo relacionado com as forças centriptas e centrifugas.

Portanto, a melhor solução será mesmo colocar um jogo de jantes 17 com a medida que indiquei e testar o carro. Os Mini novos é que usam muito esta medida. Tenho de ver se alguém aqui em casa avança com a compra de algum!

A bem dizer, reprogramava o carro e ficava logo com a chatice. Claro que não iria colocar os 14× cv que ele aguenta. Colocava no máximo 130cv. Mas como não acho muita "graça" quando mexem no software dos carros, fica assim. Talvez venha a colocar uma box mas mesmo assim, fico sempre de pé atrás.
Robb está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar