Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 20-08-2021, 20:48   #1
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2019
Padrão Bmw f11 treme ao travar cerca 80 klm

Boas a todos,
Tenho uma situação que já me está a deixar muito cansado. Tenho um f11 que ta com problemas no travão mais ou menos quando travo aos 80 e tal KLM. Já troquei os discos e pastilhas e alinhei a direção e melhorou. Só que passado algum tempo voltou ao mesmo. Os discos anteriores estavam empenados...Dicas ou não travo mais?
bmwdabc está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 21-08-2021, 08:14   #2
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por bmwdabc Ver Post
Boas a todos,
Tenho uma situação que já me está a deixar muito cansado. Tenho um f11 que ta com problemas no travão mais ou menos quando travo aos 80 e tal KLM. Já troquei os discos e pastilhas e alinhei a direção e melhorou. Só que passado algum tempo voltou ao mesmo. Os discos anteriores estavam empenados...Dicas ou não travo mais?
Bom dia,

Os bmw's gostam muito de tremer na travagem Já tem por aqui alguns tópicos sobre esse assunto...

No entanto, se já trocou discos, à partida não serão os discos empenados novamente, não era a primeira vez que isso acontecia, mas é raro acontecer.

Aconselho que comece pelo mais simples, calibrar de novo as jantes para ter a certeza que estão direitas e quando o fizer na casa onde for veja se no final eles apertam com dinamométrica a 120nm, com chave de impacto pode ficar descompensados e originar vibrações.

Depois, se mesmo assim continuar, tirar por via das duvidas se os discos não empenaram de novo, basta utilizar um relógio comparador e rodar o disco

A partir daí é começar a ver as folgas na suspensão e direção
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 21-08-2021, 10:31   #3
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boa tarde, desde já agradeço a dica. Vou ter que ir para uma casa de pneus para verificar novamente. Caso não resolva digo aqui alguma coisa. Já agora por curiosidade também as borrachas dos braços ou do Triângulo se tiverem gastos não causam essas avarias?
bmwdabc está desligado   Responder com citação
Antigo 21-08-2021, 16:55   #4
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Padrão

Citação:
Boa tarde, desde já agradeço a dica. Vou ter que ir para uma casa de pneus para verificar novamente. Caso não resolva digo aqui alguma coisa. Já agora por curiosidade também as borrachas dos braços ou do Triângulo se tiverem gastos não causam essas avarias?
Boas, podem sim, perfeitamente
Antigo 21-08-2021, 18:12   #5
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
Boas, podem sim, perfeitamente
Será que existe alguma maneira de testar isso? Uma coisa estranha é que se tiver acima de 130klm não vibra tanto quando travo
Antigo 21-08-2021, 20:24   #6
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Padrão

Citação:
Será que existe alguma maneira de testar isso? Uma coisa estranha é que se tiver acima de 130klm não vibra tanto quando travo
Boa noite,

Para testar folgas na suspensão/chassi, o melhor é colocar o carro no elevador e com um pé de cabra forçar todos os sinoblocos para ver se os mesmos têm alguma folga em excesso
Antigo 22-08-2021, 18:56   #7
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Tabem vou ter que arranjar uma maneira testar isso e cruzar os dedos que descubra o problema
Antigo 29-08-2021, 09:44   #8
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Padrão

Alguma novidade sobre o problema da vibração?
Antigo 30-08-2021, 21:02   #9
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas, ainda não mas já tive a falar com uma pessoa e tenho pelo menos duas jantes que estão empenados e não sei se será disso... Que acho pouco provável pois se fosse isso devia acontecer seja a andar ou seja a travar mas de qualquer das maneiras tou a ver se consigo mandar arranjar as jantes
Antigo 31-08-2021, 19:33   #10
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Padrão

Ficamos a aguardar
Antigo 31-08-2021, 20:57   #11
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2011
Padrão

Se o carro possui alguma quilometragem, ou se circula maioritariamente em cidade, estradas com piso degradado, o mais provável é que os braços de suspensão não estejam em condições, nomeadamente nas rótulas.

Nem sempre se detetam folgas nas rótulas com o "tira-teimas". O meu carro está a sofrer do mesmo problema. Não empena, ENTORTA o disco do lado do condutor, à frente.

Na substituição dos discos, NUNCA utilizar material aftermarket. O desenho da travagem arcaico, já por si, causa esta anomalia. A utilização de discos originais evita que esse problema surja a pequeno/médio prazo.
Jota_95 está desligado   Responder com citação
Antigo 06-09-2021, 22:19   #12
flavio618pacheco
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Boas a todos,

Boa noite amigo.

Também já andei nessas andanças.
Vou lhe passar informações privilegiadas para poupar sem cometer os mesmos erros que eu.

1° Discos ATE e pastilhas a condizer.
2° Casquilhos de caster. (O que vai á frente e não deixa mexer nem para trás nem para a frente.)
3° A BMW só vende braço completo.
4° Compra os do série 7/Rolls Royce e manda meter esses . (Bem mais reforçados que os originais e cabem certinhos)

De seguida é meter os discos e andar normal. Á dois anos que não tenho problema.

Discos retificados só se tiver mesmo de ser pois de origem tem um ângulo quase imperceptível mas que ajuda a não empenar e que no torno nunca vi ninguém a fazer.

Retifiquei e troquei discos sem conta, troquei braço de suspensão, cubos e nada funcionou. Se a fazer força com o pé na roda ela mexe para trás, um pouco que seja. Já sabe o que tem a fazer.

Lamentável é que já algumas pessoas sabem disso e não partilham a informação

Já tive colegas com o mesmo problema e o remédio foi o mesmo

Espero ter ajudado.
Foi um dos poucos problemas que a carrinha me deu, não vale a pena desesperar por algo que se arranja bastante barato. Cerca de 80 euros cada.

O meu mecânico que é TOP avisou m no início deste filme e feito Burro fui á BMW que bem de lixou. Quem me resolveu foi meu mecânico e na BMW deixei 1000 paus para substituir material que estava bom e sem problemas.

Enviado do meu POCO F2 Pro através do Tapatalk
flavio618pacheco está desligado   Responder com citação
Antigo 13-09-2021, 11:04   #13
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por flavio618pacheco Ver Post
Boa noite amigo.

Também já andei nessas andanças.
Vou lhe passar informações privilegiadas para poupar sem cometer os mesmos erros que eu.

1° Discos ATE e pastilhas a condizer.
2° Casquilhos de caster. (O que vai á frente e não deixa mexer nem para trás nem para a frente.)
3° A BMW só vende braço completo.
4° Compra os do série 7/Rolls Royce e manda meter esses . (Bem mais reforçados que os originais e cabem certinhos)

De seguida é meter os discos e andar normal. Á dois anos que não tenho problema.

Discos retificados só se tiver mesmo de ser pois de origem tem um ângulo quase imperceptível mas que ajuda a não empenar e que no torno nunca vi ninguém a fazer.

Retifiquei e troquei discos sem conta, troquei braço de suspensão, cubos e nada funcionou. Se a fazer força com o pé na roda ela mexe para trás, um pouco que seja. Já sabe o que tem a fazer.

Lamentável é que já algumas pessoas sabem disso e não partilham a informação

Já tive colegas com o mesmo problema e o remédio foi o mesmo

Espero ter ajudado.
Foi um dos poucos problemas que a carrinha me deu, não vale a pena desesperar por algo que se arranja bastante barato. Cerca de 80 euros cada.

O meu mecânico que é TOP avisou m no início deste filme e feito Burro fui á BMW que bem de lixou. Quem me resolveu foi meu mecânico e na BMW deixei 1000 paus para substituir material que estava bom e sem problemas.

Desde já agradeço as dicas. Devido a falta de tempo ainda não pude levantar o carro para ver os braço e as borrachas nem de poder mandar arranjar as jantes pois tem-se de mandar para Braga e não tenho como tirá-las do carro porque tenho arranjar umas provisórias. Mas ja estou a procura de discos e pastilhas novas da ATE, já tou pensar em arranjar pastilhas em cerâmica que deve ser melhor.
Antigo 13-09-2021, 11:41   #14
flavio618pacheco
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Desde já agradeço as dicas. Devido a falta de tempo ainda não pude levantar o carro para ver os braço e as borrachas nem de poder mandar arranjar as jantes pois tem-se de mandar para Braga e não tenho como tirá-las do carro porque tenho arranjar umas provisórias. Mas ja estou a procura de discos e pastilhas novas da ATE, já tou pensar em arranjar pastilhas em cerâmica que deve ser melhor.
De cerâmica nunca usei mas gostava de ter feedback de quem tenha testado..

Atenção que visualmente os casquilhos estavam bem. A BMW disse que estariam impecáveis e que não seria necessário substituir. O que é certo é que oi o que resolveu.

flavio618pacheco está desligado   Responder com citação
Antigo 14-09-2021, 06:27   #15
bmwdabc
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Vou tentar ver se consigo trocar as pastilhas, o disco é os casquilhos de uma vez logo. Uma coisa alguém sabe de uma casa de jantes em Lisboa que resolvam empenos rapidamente?
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar