Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 1 ( E8X, F2X )

Notícias

Série 1 ( E8X, F2X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 1

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 26-03-2021, 14:12   #1
Robb
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão Que modo de condução utilização no vosso F20?

Olá a todos!

Sempre achei a direção do meu F20 extremamente leve em modo comfort. Em cidade, a baixa velocidade, é agradável. Em AE já não posso dizer o mesmo. Sinto imensa dificuldade em manter o carro estável (parece que vai solto) e se ao início achava que era problema meu, agora sei que não é.

Conduzi algumas dezenas de kms o Mini F55 com o pack JCW aqui de casa, que em mid tem a direção bem mais pesada, e verifiquei que o efeito de instabilidade não acontecia.

Dadas as circunstâncias, testei, em AE, o F20 em modo sport num percurso que usualmente fazia em comfort e sentia a tal instabilidade. Resultado, o carro tem um comportamento completamente diferente. Mais preciso, direto e a sensação de instabilidade/folga desapareceu.
Desde então, comecei a utilizar o carro sempre em modo sport, até em cidade.

E no vosso, que modo usam?
Robb está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 26-03-2021, 15:41   #2
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Boas,

Isso é enquanto não te habituas À direção elétrica. Em condução normal é suposto ela ser leve mesmo para não teres qualquer esforço. Ela é uma direção progressiva também, se bem que em modo normal não notas muito essa progressividade em função da velocidade. Em modo sport ela fica automaticamente mais pesada.

No meu caso tenho E81, mas a direcção é praticamente a mesma, o meu a unica diferença é que o modo sport é quando desligo as ajudas de condução
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 26-03-2021, 23:37   #3
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2018
Padrão

No meu não sinto nada disso... É leve, mas precisa e sem instabilidade.

Eu tinha era outro problema, e achava que era feitio, mas afinal não... Vê lá se não sofres do mesmo:

Comprei o carro com 22 meses, e em vias rápidas (em que vais a 100 ou mais km/h) qualquer irregularidade tipo lombinhas ou depressões me fazia o carro fugir. À chuva ainda pior. E tudo isso melhorava se fosse em Sport.

Depois, mudei os pneus da frente e alinhei a direção... Ficou um carro novo! O homem disse que tinha conversão a mais, e a verdade é que, nos mesmos percursos onde antes ele abanava todo ou fugia, agora passo a segurar o volante com 1 dedo e ele nem mexe!
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 27-03-2021, 12:44   #4
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
Boas,

Isso é enquanto não te habituas À direção elétrica. Em condução normal é suposto ela ser leve mesmo para não teres qualquer esforço. Ela é uma direção progressiva também, se bem que em modo normal não notas muito essa progressividade em função da velocidade. Em modo sport ela fica automaticamente mais pesada.

No meu caso tenho E81, mas a direcção é praticamente a mesma, o meu a unica diferença é que o modo sport é quando desligo as ajudas de condução
Falta de hábito não é porque sempre conduzi carros com direção elétrica. A do E87 aqui de casa em comparação com a do F20 em comfort, tem um peso superior e também é elétrica. Sei que a redução do peso tem como propósito tornar o carro mais agradável de conduzir em condução citadina.

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
No meu não sinto nada disso... É leve, mas precisa e sem instabilidade.

Eu tinha era outro problema, e achava que era feitio, mas afinal não... Vê lá se não sofres do mesmo:

Comprei o carro com 22 meses, e em vias rápidas (em que vais a 100 ou mais km/h) qualquer irregularidade tipo lombinhas ou depressões me fazia o carro fugir. À chuva ainda pior. E tudo isso melhorava se fosse em Sport.

Depois, mudei os pneus da frente e alinhei a direção... Ficou um carro novo! O homem disse que tinha conversão a mais, e a verdade é que, nos mesmos percursos onde antes ele abanava todo ou fugia, agora passo a segurar o volante com 1 dedo e ele nem mexe!
O que descreves assemelha-se muito ao que sinto. Tenho que ir sempre a corrigir a trajetória do carro. Parece que vou sempre aos zig zag na via. Até cheguei a pensar que seria culpa minha por ir menos concentrado/atento.

É certo que troquei os 4 pneus e alinhei a direção há 2.000 kms, e que a direção ficou mal alinhada. Será que o problema é daí e não é feitio?

Já que em maio vou fazer a revisão, vou aproveitar para trocar as ponteiras da direção e os tirantes da caixa de direção antes de alinhar de novo a direção. A título de curiosidade, alinhaste a tua na marca?
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 27-03-2021, 14:23   #5
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Não foi na marca, foi na Sopneus em Canelas, Gaia.

Fui lá de propósito porque me recomendaram o alinhamento deles (se fosse só pelos pneus, arranjava mais barato noutro sitio).

É um rapaz surdo (ou surdo mudo) que tem excelente reputação.
Antigo 28-03-2021, 13:11   #6
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Não sabia que eras do Norte. A tua recomendação fica um pouco fora de mão para mim!
@TupacTuga, onde costumas alinhar os teus carros?
Antigo 04-04-2021, 17:22   #7
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Olá a todos!

Sempre achei a direção do meu F20 extremamente leve em modo comfort. Em cidade, a baixa velocidade, é agradável. Em AE já não posso dizer o mesmo. Sinto imensa dificuldade em manter o carro estável (parece que vai solto) e se ao início achava que era problema meu, agora sei que não é.

Conduzi algumas dezenas de kms o Mini F55 com o pack JCW aqui de casa, que em mid tem a direção bem mais pesada, e verifiquei que o efeito de instabilidade não acontecia.

Dadas as circunstâncias, testei, em AE, o F20 em modo sport num percurso que usualmente fazia em comfort e sentia a tal instabilidade. Resultado, o carro tem um comportamento completamente diferente. Mais preciso, direto e a sensação de instabilidade/folga desapareceu.
Desde então, comecei a utilizar o carro sempre em modo sport, até em cidade.

E no vosso, que modo usam?

Boas

Eu faria uma pergunta diferente: costumas ter que pressão de pneus? Ter mais pressão de pneus pode causar o sintoma que referes. E numa direção elétrica o efeito seria mais notório.

Nunca tive esse tipo de queixa. Mas usava a pressão no valor mais baixo indicado na porta para a dimensão das minhas rodas (205/55 R16). Já não tenho certeza mas acho que era 2.1 à frente e 2.0 atrás.

O modo sport não era o maior fã nem estrada nem em auto-estrada porque embora a resposta de motor ficasse “mais pronta”, a direção quanto a mim ganhava um peso demasiado artificial.

Gostava que fosse possível definir os parâmetros individualmente, como por exemplo tenho agora no A3 e aí usaria o modo sport para resposta ao acelerador e o modo confort na direção.

É essa combinação que uso no A3 (a Audi chama dynamic ao modo que a BMW chama Sport).
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 04-04-2021, 21:24   #8
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Boas

Eu faria uma pergunta diferente: costumas ter que pressão de pneus? Ter mais pressão de pneus pode causar o sintoma que referes. E numa direção elétrica o efeito seria mais notório.

Nunca tive esse tipo de queixa. Mas usava a pressão no valor mais baixo indicado na porta para a dimensão das minhas rodas (205/55 R16). Já não tenho certeza mas acho que era 2.1 à frente e 2.0 atrás.

O modo sport não era o maior fã nem estrada nem em auto-estrada porque embora a resposta de motor ficasse “mais pronta”, a direção quanto a mim ganhava um peso demasiado artificial.

Gostava que fosse possível definir os parâmetros individualmente, como por exemplo tenho agora no A3 e aí usaria o modo sport para resposta ao acelerador e o modo confort na direção.

É essa combinação que uso no A3 (a Audi chama dynamic ao modo que a BMW chama Sport).
Obrigado pela ajuda, NTV!

A pressão que tenho é 2.5 nos 4 pneus. É a pressão que costumam colocar na casa de pneus, sempre que troco os pneus de algum carro e por acaso, nunca pensei que a instabilidade pudesse estar relacionada com a pressão dos pneus estar um pouco acima da recomendada (Fui ver a etiqueta e a recomendação é 2.2 à frente e 2.4 atrás).

Eu estranhei imenso a direção ser tão leve. Mas depois lá me habituei até começar a andar a velocidades mais moderadas com o carro. O modo Sport deixa-a com um peso muito mais agradável, a meu ver, e consigo fazer as curvas com muito mais "precisão".

Será que o line sport tem a direção mais pesada no modo comfort do que a versão normal e a line urban?

Em todo o caso, vou experimentar colocar a pressão da etiqueta para ver se noto alguma diferença.
Antigo 05-04-2021, 06:09   #9
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

É verdade, a pressão também pode estar a ter influência.

Eu nos meus carros anteriores punha sempre 1 décima a mais que o recomendado, para ser o mais económico possível;
Mas com este, com suspensão Msport, isso era intragável... tive que fazer ao contrário - manter abaixo do recomendado.

O meu recomenda 2.4 bar à frente e atrás, e eu mantenho 2.2.

Agora percebo porque as primeiras vezes que fiz revisões na BMW, saía de lá com o ar desregulado, mais baixo que o que eu tinha... eles deviam saber que aqueles 2.4 era demasiado desconfortável, e baixavam.
Antigo 05-04-2021, 09:41   #10
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão Que modo de condução utilização no vosso F20?

Citação:
Obrigado pela ajuda, NTV!

A pressão que tenho é 2.5 nos 4 pneus. É a pressão que costumam colocar na casa de pneus, sempre que troco os pneus de algum carro e por acaso, nunca pensei que a instabilidade pudesse estar relacionada com a pressão dos pneus estar um pouco acima da recomendada (Fui ver a etiqueta e a recomendação é 2.2 à frente e 2.4 atrás).

Eu estranhei imenso a direção ser tão leve. Mas depois lá me habituei até começar a andar a velocidades mais moderadas com o carro. O modo Sport deixa-a com um peso muito mais agradável, a meu ver, e consigo fazer as curvas com muito mais "precisão".

Será que o line sport tem a direção mais pesada no modo comfort do que a versão normal e a line urban?

Em todo o caso, vou experimentar colocar a pressão da etiqueta para ver se noto alguma diferença.

Acho que é uma hipótese a testar. Baixar pressão dos 2.5 nos pneus da frente para os 2.2 recomendados pela marca, de certeza que direção vai ficar menos leve e suficiente para passares a gostar mais, mesmo sem usar modo sport.

Penso que os modos de condução sejam iguais no sport e urban. Mas há dois tipos de direção elétrica no série 1 F20.

Mas se as direções forem as mesmas, com os mesmos pneus e pressões, o peso da direção é suposto ser o mesmo.

Eu nunca achei a direção do série 1 demasiado leve. E em AE, mesmo em modo confort, era super estável e com pisar muito seguro. Parecia ter jantes de 17” ou 18” tal era a segurança que sentias as rodas no chão. Imperturbável.

Experimenta com a pressão a 2.2 e depois diz o que achaste.

Eu lembrei-me da pressão dos pneus porque cada vez que mudava pneus (numa casa qualquer de pneus) os gajos metiam a pressão sempre muito alta (ou 2.5 ou 2.6) e carro ficava muito “leve”. Depois nas vezes que fazia alinhamento da direção, os gajos da marca diziam que acertaram a pressão porque estava muito alta.

PS: não percebo motivo porque as casas de pneus metem sempre a pressão que lhes apetece (quase sempre muito alta e quase sempre igual para todos os pneus da mesma medida) em vez de consultarem pressão na porta do carro e meterem essa.

Anda uma marca a fazer testes com múltiplos pneus, testar diferentes afinações de suspensão e pneus e depois há sempre um chico esperto de uma casa de pneus que sabe sempre mais que as marcas.

Última edição por ntv; 05-04-2021 às 09:44.
Antigo 05-04-2021, 21:27   #11
Robb
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Já acertei a pressão mas a pistola de ar que tenho, ainda que nova, não tem muita precisão. Coloquei 2.2 à frente e 2.4 atrás. No idrive, com os pneus a 15ºC, o carro diz que tem 2.3 à frente e 2.5 atrás. Vou ver se passo numa bomba de combustível para tentar acertar a pressão.

Quanto à condução, fiz 2 ou 3 kms e parece-me um pouco melhor. O que noto é que se estou a estacionar a direção tem um peso equilibrado. Se estou em condução, a direção fica mais leve. O A3 aqui de casa faz exatamente o oposto.
Antigo 06-04-2021, 21:22   #12
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Já acertei a pressão mas a pistola de ar que tenho, ainda que nova, não tem muita precisão. Coloquei 2.2 à frente e 2.4 atrás. No idrive, com os pneus a 15ºC, o carro diz que tem 2.3 à frente e 2.5 atrás. Vou ver se passo numa bomba de combustível para tentar acertar a pressão.

Quanto à condução, fiz 2 ou 3 kms e parece-me um pouco melhor. O que noto é que se estou a estacionar a direção tem um peso equilibrado. Se estou em condução, a direção fica mais leve. O A3 aqui de casa faz exatamente o oposto.

Fixe. Faz mais alguns kms, em diferentes tipos de trajetos e depois dá feedback
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar